05/08/2015

Kitsune



Kitsune é uma palavra antiga japonesa que significa raposa, a origem da palavra veio da onomatopeia “Kitsu” que faz menção ao som que a raposa produz. No entanto hoje a palavra é pouco usada, sendo que existem outras formas de chamar este animal.
A lenda das Kitsunes é muito popular na mitologia japonesa, é uma raposa mágica, uma criatura da classe Momonoke (espíritos animais que se transformam em humanos, como os Bakenekos, Tengus e Tanukis). É dito que, sua imagem representa ardileza e inteligência e, de acordo com as lendas, são animais com poderes místicos, sagrados ou amaldiçoados. Poderes que aumentam com a sua idade e sabedoria, a cada 100 anos, recebem uma nova cauda e quando atingem nove, tornam-se semideuses. Devido a seu poder e influência, recebem oferendas como se fossem divindades.

Os japoneses classificam as kitsunes em dois grupos: zenko (raposas do bem, celestiais, associadas ao
deus Inari, deus do arroz, da fertilidade, da agricultura, das raposas e da indústria), que seguem os ensinamentos do deus Inari e yako (raposas maldosas que costumam pregar peças nas pessoas e possuí-las) que vivem segundo suas próprias regras.
Geralmente as raposas de Inari são brancas e possuem uma joia chamada “bolas de kitsune”, a qual é branca e pequena, não tendo luz própria. No entanto em algumas histórias é dito que ela brilha com o fogo da raposa.
Segundo algumas lendas essas bolas carregam parte da alma da kitsune, assim como suas habilidades mágicas, sendo que essa joia é a única coisa que elas carregam, tanto em sua forma de raposa quanto humana.
Elas costumam carrega-las em sua boca quando se encontram em forma de raposa e caudas em forma humana. Mas também pode carregá-la com a ajuda de um cinto.
Caso elas sejam separadas da joia por muito tempo, elas morrem. Por isso se alguém roubar a bola de uma kitsune pode obter favores dela, basta fazer com que a kitsune prometa que vai ajudar pela devolução da bola.


Muito dos mitos de raposas do Japão podem ser vistos no folclore da China, Coreia ou Índia. Várias dessas histórias foram gravadas no Konjaku Monogatari, uma coleção do século XI de narrativas Chinesas, Indianas e Japonesas.

Lendas sobre as Kitsunes, quase sempre englobam sabedoria, e como diz o famoso ditado “Esperto como uma raposa”, elas simbolizam a inteligência e sagacidade. Porém, kitsunes tem que manter as suas promessas e, principalmente, seguir a sua palavra de honra. Elas tornam-se autodestrutiva se quebrar sua palavra. Como também, quando alguém lhes quebra uma promessa, elas tornam-se suas inimigas mortais, pois é sabido que Kitsunes são emocionais e muito vingativas.

Muitas lendas falam da Kitsune como sendo um youkai (demônio), que devido à sua inteligência e sagacidade engana os homens, sendo que seu maior passatempo é pregar peças nas pessoas, outras lendas dizem que são amigas e companheiras fiéis ou até se tornam lindas e amorosas esposas. Essas uniões podem gerar filhos que não vão ser necessariamente raposas, mas podem herdar os poderes sobrenaturais destas.
As Kitsunes geralmente são poderosas e por isso tendem a agir com arrogância sempre que entram em contato com seres humanos. A maioria é dotada de poderes incríveis, incluindo: possessão, habilidade de cuspir fogo, aparecer em sonhos (voo), criar ilusões, dobrar o tempo e espaço, enlouquecer e até mesmo matar. Outras características sobrenaturais normalmente atribuída a kitsune incluem caudas que gerem fogo ou relâmpago (conhecido como kitsune-bi, literalmente, a cauda da raposa).

Algumas dessas criaturas tem características que lembram vampiros ou súcubos e se alimentam da vida ou o espírito dos seres humanos, geralmente através do contato sexual. Os diferentes tipos de kitsunes têm também diferentes habilidades… A Nogitsune, conhecida como kitsune obscura alimenta-se da vida ou o espírito dos humanos, também são capazes de manipular o tempo e o espaço e interferir com os sonhos das pessoas… por outro lado a Kitsune trovão consegue absorver e descarregar energia trazendo sempre uma aura de fogo com ela que é invisível aos nossos olhos.
Uma de suas principais habilidades é a capacidade para assumir uma forma humana, normalmente aparecem na forma de mulher, jovem e bonita, mas existem relatos de kitsunes assumindo outras formas, como uma velha, criança, ou formas ainda mais fantásticas, como uma árvore de altura incrível ou uma segunda lua no céu. Elas geralmente são batizadas com nomes femininos, por isso acredita-se que todas as Kitsunes sejam fêmeas

Quando estão entre os mortais não usam seu verdadeiro nome, pois podem ser usados para prendê-la ou bani-la. Assim como, se alguém se comporta de acordo com a sua ética, elas vão se tornar educadas, gentis e prestativas.
O folclore diz que elas temem os cães, fugindo toda vez que avistam um, por isso as Kitsune tendem a viver em famílias, e trabalhar em grupos.

Existem muitas lendas famosas que envolvem as Kitunes, como por exemplo:

Hoshi no Tama
Um trecho de um conto do Século XII descreve um homem usando o Hoshi-no-tama de uma kitsune em troca de sua ajuda:

 (…) “Devolva minha esfera!”- exclamou a raposa. O homem a ignorou, ela retrucou com a fala mais triste: “Está bem, você está com minha esfera, mas você não sabe como usá-la, não será nada agradável para você. Para mim é uma perda terrível. Estou te avisando, se não a devolves, serei sua inimiga para sempre. Mas se você retorná-la para mim, irei te proteger quando você mais precisar” Tempos mais tarde, a raposa salvou a vida do homem, guiando-o para que pudesse fugir de um ataque de criminosos.

Hakuzo
Conta a lenda, que a raposa tomou a forma de um estudioso budista conhecido como Hakuzo, pregava diálogos religiosos nos templos, e era visto como um acadêmico muito sábio. Quando ele foi descoberto por ser um kitsune, ele desapareceu. Tempos depois, viria a ser visto durante as noites, vagando nos arredores fora do templo, pregando a doutrina de Buda na escuridão da noite. Mais tarde, o templo foi renomeado como Hakuzo Inari.

E este trecho
Ono, um habitante de Mino passou muito tempo pensando em achar uma mulher de beleza ideal.
Um dia ele encontrou uma linda mulher no pântano e casou com ela. Assim que nasceu seu filho, o homem resolveu criar um cachorrinho, que à medida que crescia ficava mais hostil com a esposa.
Ela implorou para o marido matá-lo, mas ele se recusou. Um dia o cão a atacou com tanta ferocidade, que ela se transformou em raposa e fugiu.
Você pode ser uma raposa,” Ono gritou para ela, “mas você é mãe de meu filho e eu te amo. Volte sempre que quiser, você será sempre bem vinda”. Assim toda noite ela voltava para os braços dele.


Existe uma infinidade de variações de Kitsunes conectadas a diferentes elementos como: fogo, terra, água e ar, nomeados entre os clãs “Céu” e “Trevas”:

Amaterasu no Kitsune: Diz-se ser a Deusa do sol “Amaterasu” que aparece na forma de uma raposa branca. Conta a lenda que se uma pessoa estiver passando por maus presságios e esta for devota de Amaterasu, a deusa atenderá as orações, quando estas partirem de um coração puro. Ela desce de seu reino em forma de uma raposa para apartar todo mau que a pessoa estiver passando.
Bakemono-Kitsune: É uma Kitsune má e espectral (como um fantasma), muito parecido com Reiko, Kiko e Koryo.
Genko: Kitsune negra, normalmente é vista como um bom “Omen” (bom presságio).
Kiko: Espírito de uma Kitsune. Normalmente as kitsunes não são fantasmas, no entanto, elas podem aparecer como espíritos. Também conhecida como “raposa fantasma”.
Kitsune: Termo geral para a palavra “Raposa mágica”, Kitsunes podem ser retratadas tanto como boas ou más em suas lendas.
Kitsune-bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas através de sua boca e de sua cauda.
Kitsune-Tokoya: Kitsune peritas em pregar peças e disfarçar-se em humanos. Dizem que em uma pequena província no Japão, uma Kitsune disfarçou-se de barbeiro, deixando careca todos os clientes. Assim, todos os moradores da vila ficaram de cabeças raspadas. Por isso, o animal encantado acabou ganhando o apelido de kitsune-tokoya, ou seja, “raposa barbeira”.
Koryo: Kitsune Amaldiçoada. Conhecida como “raposa demônio”.
Kuko: Kitsune do elemento ar, a maioria das Kukos são consideradas Kitsunes muito más. Geralmente associada a tempestades de vento e nevoeiro.
Kyuubi no Kitsune: São as Kitsunes que alcançam os 1.000 anos de idade. Nessa idade, a cor de sua pelagem muda para prateada ou dourada. Alcançam até 9 caudas e é quando ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, atingindo assim, a sabedoria infinita e onisciência.
Nogitsune: Kitsunes selvagens, normalmente é usada para diferenciar entre as boas e más Kitsunes. Assim eles usam o termo “Kitsune”, para as boas Kitsunes, aquelas que seguem e são mensageiras do Deus Inari.  As que não o seguem, são chamadas de Nogitsunes. Porém, nem todos os tipos de Nogitsunes são necessariamente más. Existem algumas que apenas gostam de pregar peças nos seres humanos, como a Kitsune-Tokoya.
Reiko: Fantasma de uma Kitsune. Não chega a ser uma Kitsune extremamente má, mas algumas podem ser muito maliciosas.
Shakko: Kitsune vermelha, estas também podem ser consideradas tanto como boas ou más, pois não têm o conhecimento do que é moral.
Shouzaa: Espírito Seiryu, supervisor das raposas.
Tenko: Kitsune celestial. Não são consideradas tão más como a Tamamo-no-mae ou tão benevolentes e sábias como as mensageiras do Deus Inari.
Yako/Yakan: Termo geral para a palavra “Raposa” (Igual à Kitsune).

As Kitsunes geralmente são invulneráveis aos ataques humanos, mas as de natureza má, podem ser derrotadas pelos Taijiya (Exterminadores especializados em “Youkai” ‘Criaturas sobrenaturais’), e os sagrados monges budistas que, possuidores da benção divina de Buda, podem exterminar uma Kitsune má apenas com uma simples oração.
A liberdade é muito importante para as kitsunes. Elas não aceitam ser forçadas em algo que  não queiram, e não gostam  de ser obrigadas ou presas. Por outro lado, aqueles que ganharem a confiança e lealdade de uma  kitsune, vai viver uma amizade que pode durar por muitas provações.

Miketsukami de Inu x Boku SS
Tomoe de Kamisama Hajimemashita

As kitsunes já foram retratadas várias vezes em animes e mangas, como os listados abaixo:

YuYu Hakusho: Kurama é uma Kitsune, que enquanto tinha sua forma espiritual foi caçada e ficou gravemente ferida, tendo que se esconder no ventre de uma moça. Sendo assim ele reencarnou como uma criança.
Kamisama Hajimemashita: Tomoe era uma Kistune sangrenta, conhecida pela destruição que causava, até que um certo dia um Deus salvou seu espirito o deixando como mensageiro divino em seu templo. (Imagem)
Naruto: Uma fera vermelha, possuindo as noves caudas, era temida e causava destruição por onde passava. Sendo selada dentro de um garoto, na qual ele utiliza os poderes da raposa quando necessário.
InuYasha: Shippou é um meio humano e meio raposa. Possui o corpo de um garotinho e tem um calda, que quando se transforma apenas essa fica visível.
Hiiro no Kakera: Yuuichi Komura é um dos cinco guardiões da princesa Tamayori. Yuichi é o descendente da raposa de nove caudas e se especializou em usar ilusões e fogo espírito.
Inu x Boku SS: Soushi Miketsukami, o protagonista masculino é a reencarnação da Raposa de Nove Caudas. (Imagem)

A personagem do famoso jogo LoL (League of Legends) tem a forma de uma humana contendo nove caudas brancas, sendo uma das formas citadas das Kitsunes.
 Entre muitos outros personagens.

Fonte: Caçadores de lendas  e Jual Fique por dentro de tudo (Além de outras partes originais.)


4 comentários:

  1. Helloooooooooooooo <3
    Cara, EU AMO ESSAS LENDAS ENVOLVENDO KITSUNE, é show USHSUH
    Eu já havia lido isso em outros lugares, mas não me lembrava de nada e-e', é muito nome, classificação e etc pra minha cabeça UHSUSH

    Cara e eu amo quando nos animes tem essas raposas. Acho tão lindo os personagens desse tipo *^*, Tomoe divo e Miketsukami lindão <3

    Bye bye >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda-chan!
      Gente eu tenho uma paixão pelas Kitsunes que é coisa de outro mundo Q
      A lenda é confusa, difícil se lembrar kkkkk

      Eu também amo, ainda mais quando são belos rapazes, sendo sensuais Q TOMO DIVO AHDUYSADYAGDAY

      Obrigada pelo comentário <3 Beijinhos~~

      Excluir
  2. Olá <333 Caraca! Eu sumi em :c Me desculpe, sério TooT Como disse na nova postagem do blog (sim, voltei com o Alguns Rabiscos) minha vida está bem desorganizada :| Mas se der tudo certo saio dessa ahsuahsu
    Enfim.
    Eu realmente gosto de lendas, acho muito interessante. Principalmente quando são de outras culturas, como as Japonesas (e outras orientais), acho-as muito curiosas e interessantes. Eu gosto de ler como eles encaram e acreditam em criaturas místicas e sobrenaturais, porém não acredito nessas coisas. Não acredito em lendas, não fazem sentido pra mim.
    Eu achei muito bonitas as imagens que estão no post, acho divertido analisar os elementos delas :3 ahshahsu Os significados também são bem variados! Eu já tinha a expressão "Raposa de 9 caudas" mas nunca pesquisei a respeito. Também ouvi falar nos animes citados, masa nunca assisti nenhum :c

    Muito boa a postagem *UU*
    Beijos ♥ | www.algunsr4biscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dar alguns cascudos por sumir! hunf ;;; kk
      Espero que se ajeite bem rapidinho viu!
      As lendas orientais são bem interessantes e envolventes, coisas diferentes do que conhecemos e acreditamos acho que por este motivo que cativa tanto, penso eu. Já eu acredito nelas, sei que são estranhas, mas gosto de acreditar em raposas com nove caudas tomando uma forma humana.. kkk

      Foi bem difícil escolher as imagens, tem sempre umas mais lindas que a outra... Honestamente, eu nunca pesquisei a fundo a lenda da Kitsune, mas já gostava pelo que conhecia kk
      Eu recomendo os animes, são bem legais, dependo do gênero -q

      Obrigada pelo comentário e pela visita, nada de sumir!
      Beijos~

      Excluir

Espere! Antes de comentar de uma lida nas regras, Ok?

•Comentários para afiliação não serão aceitos, temos um local especifico para isso;
•Não ofender / ou denigrir a imagem de alguém;
•Não use palavras de baixo calão;
•Podem expressar a opinião de vocês, mas com respeito;
•Se possível deixar o link do blog de vocês para que eu possa comentar lá também.

♥ Sempre respondo os comentários ♥
Lembrando que todos os comentários precisam ser aprovados antes de serem postados.

© Anime Shoujo - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Thays Ramos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo