04/09/2017

#Depressão

Mimi: Yohooo!
Público: Quem é viva sempre aparece.
Mimi: Pois é!
Público: E a outra, cadê?
Mimi: Ela pegou férias... É...
Público: Isso soa suspeito!
Mimi: Hahahaha! Mas então gente.
Público: Ela mudou o assunto...
Mimi: Eu vim falar de algo sério com vocês. E é algo tratado em alguns animes, de uma forma mais sutil, talvez. Vamos falar sobre a depressão.
Público: Um tema tão forte assim do nada.
Mimi: Já faz muito tempo que eu quero falar sobre isso e acho que agora é um bom momento.
Público: E por que agora seria um bom momento?
Mimi: Além da nossa grande perda, Chester do Linkin Park, e muitas outras por conta desse mesmo problema, eu também sofro de depressão e como tive algumas crises recentes pensei que seria bom falar sobre e alertar as pessoas sobre essa doença. E sim, a depressão É uma doença, não é uma frescura ou coisa inventada.

O que é a depressão?
Depressão é um estado de humor depressivo, caracterizado por aversão à atividade, que pode afetar os pensamentos, comportamentos, sentimentos e o bem-estar de uma pessoa.  As pessoas deprimidas podem sentir-se tristes, ansiosas, vazias, desesperadas, preocupadas, impotentes, inúteis, culpadas, irritadas, magoadas ou inquietas. Podem perder o interesse em atividades que antes eram prazerosas, podem perder o apetite ou comer demais, apresentar problemas de concentração, dificuldade para lembrar detalhes ou tomar decisões e podem contemplar ou tentar o suicídio. Problemas de insônia, sono excessivo, fadiga, perda de energia, mudança na alimentação, sofrimento, dores ou problemas digestivos resistentes a tratamento também podem estar presentes (Wikipédia)

O que causa a depressão?
Normalmente ele é causada por um forte evento na vida da pessoa, podendo ser a perda de alguém querido, perda de dinheiro, bullying e/ou cyberbullying, ou mesmo coisas menores como uma briga ou separação (sendo de casal ou não).

Agora que entendemos vou dar um exemplo sobre em um anime/manga recente, Orange (2012-2015) de Ichigo Takano .
A história foca na colegial Naho que em seu primeiro dia de aula recebe uma carta na qual o remetente era ela mesma. Ao abrir a carta ela descobre que esta tinha sido enviada do futuro, e tudo o que tinha escrito ali eram acontecimentos reais. O motivo da Naho do futuro ter mandado uma carta para a sua "eu" de 10 anos atrás é para que ela possa impedir algo de ruim que vai acontecer com o seu mais novo amigo, Kakeru.

Atenção a partir deste ponto contem spoilers sobre a história.
No anime e manga a personagem Kakeru vivia com sua mãe e avó, porém ele não se dava bem com a mãe, já que ela era doente e precisava ser cuidada de perto. Ao mudar de escola ele conhece seus colegas de classe que o convidam para conhecer a cidade melhor, e ele aceita. Porém ele tinha prometido levar a mãe no médico e assim manda uma mensagem e acaba discutindo com ela por meio desta. Ao voltar para casa ele descobre que a mãe cometeu suicídio e desde então o garoto se culpa pelo ocorrido.
Kakeru fica se sentindo o responsável pela morte de sua mãe e isso o afasta dos amigos, ele pensa que a única forma de se redimir é se juntando a ela, onde vai poder pedir perdão. O menino até mesmo tentou tirar a própria vida ao se enforcar com uma toalha.
E por ter medo de com seus amigos vão reagir ao caso ele prefere se isolar, aos poucos ele se afasta da garota que gosta, Naho e ela sem entende-lo se afasta dele. E então um ano depois do ocorrido o menino foi atropelado por um caminhão enquanto andava de bicicleta. Futuramente seus amigos descobrem que não foi bem um acidente.
A história acontece quando Naho ao saber do que vai acontecer ao Kakeru no futuro e recebe a missão, dela mesma, de impedir que isso aconteça. Ela e seu amigo Suwa se tornam mais íntimos de Kakeru e fazem ele entender que existem pessoas que se importam com ele, e que vão sentir a falta dele se ele se for. E mesmo que no fim ele tente novamente perder a vida acaba percebendo a importância da mesma e fica ao lado daqueles que se importam.

Não é necessário dizer que essa história me atingiu muito. A história do Kakeru é uma ficção e nela os amigos conseguem impedir a perda de um importante amigo, mas na vida real é impossível. Não adianta se dar conta depois que acontece seus atos devem valer enquanto a pessoa está ali, viva, lutando contra tudo aquilo que existe em sua mente.
Não pensem que ao perder um amigo ou alguém próximo vocês vão conseguir mandar uma carta para o passado, para evitar isso. Não. E mesmo que, de alguma forma, isso seja possível, será como na história. Aquela Naho e Suwa que perderam o amigo Kakeru continuam suas vidas sem o amigo, apenas em uma linha do tempo diferente os dois conseguiram salva-lo.

Existem outros títulos que tratam o tema de depressão, e caso tenham o interesse recomendo que assistam:

• Aku no Hana
• Colorful (Filme)
• NHK ni Youkoso
• Serial Experiment Lain
• Sayonara, Zetsubou-sensei
Como eu nunca vi nenhum destes não posso comentar sobre, mas pretendo vê-los um dia.

Não quero dizer que para ajudar alguém com depressão você deve ficar em cima dela, isso as vezes não ajuda. No meu caso mesmo sabendo que eu tenho amigos ali do meu lado sinto como se estivesse sozinha, para mim estou apenas sendo um incomodo, atrapalhando a vida deles, levando coisas ruins para quem está bem. E eu não gosto disso. E eu sei que não é assim, que eles querem me ajudar, mas minha mente me faz pensar de forma diferente. Ou seja, precisa ter cuidado quando for lidar com alguém cada um pensa e age de forma diferente, ninguém é igual e nenhuma depressão é igual, não é para você bancar o super herói que vai proteger a pessoa, mas você pode, ao menos, guia-la para a ajuda. Apenas ter uma mão para se segurar, um apoio, isso faz muita diferença.
Comecei a fazer tratamento em psicologo, mas no momento parei, e só por ter algumas conversas me senti muito bem, sabendo que posso falar com alguém. Claro que eu já fazia isso com meus amigos, mas mesmo com os amigos mais íntimos temos coisas que não falamos.

Eu não vou negar, já tentei sim acabar com minha vida, mas por sorte não consegui. Vou dizer o que se passou na minha mente: Era como se várias vozes me dissessem que aquilo era melhor, que ninguém se importava comigo, que iria acabar com os problemas, que não iria mais trazer dificuldades para ninguém. Toda minha dor iria sumir, ia ser mais fácil. E naquele momento eu só queria que tudo aquilo sumisse e se aquela era uma forma, então porque não?
O que me deteve foi um lado meu que não estava totalmente no escuro que me fez lembrar de tudo o que gosto, de todos a minha volta que tentam me ajudar. Não sei bem dizer, mas várias sensações vieram a tona ao mesmo tempo e só pude chorar.

Agora vamos esclarecer uma coisa: Tristeza e Depressão são coisas diferentes. 
Tristeza é algo que passa, é momentâneo. Enquanto a depressão fica, te faz mal. 
Deixa eu explicar melhor sobre essas diferenças.
Quando você sente mal por algum motivo bem explicado, como por exemplo: a perda de um parente, perder alguma aposta ou esporte, brigar com alguém. E depois de um dia ou menos, as vezes leva até mesmo dois meses, e já se sente "bem" então isso é a tristeza.
No caso da depressão, muitas vezes, não tem um motivo aparente para você se sentir desmotivado. Se você sentir uma tristeza prolongada, uma apatia para as coisas, ou deixar de querer fazer o que antes gostava, falta ou excesso de sono e fome pode significar que você está com depressão.

Se você está apenas triste, não se preocupe, vai passar. Se sentir triste é parte de viver. Agora se é um sentimento duradouro e que te faz perder o animo, fique atento para os sintomas e se sentir piora, procure um médico. Sempre converse com pessoa próximas e de confiança, peça conselhos, ria, mas não deixe que esse sentimento cresça.
Pois para você pode ser que a solução, para fugir dessas dores, seja o fim definitivo, mas lembre-se que existem sim pessoas que te amam, pessoas que vão sentir tua falta, pessoas que vão chorar com a tua perda. Lembre-se que o céu pode parecer sempre igual com tantas estrelas, mas se uma delas deixar de brilhar vai ter aquele que vai sentir a grande falta que o seu brilho tem, que vão notar o imenso vazio no céu sem a sua estrela favorita.

E mais uma coisa importante: As pessoas com depressão se sentem desconfortáveis em falar sobre o tema, então não tentem forçar elas a se abrirem, pode ser pior. Tentem ir com calma, precisamos de pessoas de confiança e que sabemos que podemos contar.

Se você conhece alguém que sofre de depressão, por favor, não deixe essa pessoa enfrentar isso sozinha. Ajude ela a encontrar uma caminho, estenda sua mão. Se o caso for muito grave indique ajuda de especialistas.
E se você sofre de depressão, não tenha medo e nem vergonha de assumir. Eu sei o quão difícil é falar sobre, mas vai por mim, vai te fazer muito bem. Se você tem pensamentos suicidas, acha que é melhor assim e não tem pessoas para conversar entre neste site, clicando na imagem. Eles tem um lugar de bate papo pela internet, por skype e por telefone, tudo no anonimato e com voluntários. O atendimento é gratuito. Não deixe a sua vida ir embora dessa forma.


Deixando claro que eu, Mimi, estou a total disposição para conversar com quem precisar. Podem me mandar e-mail (forever.otaku@yahoo.com.br) ou comentar de forma anonima aqui na postagem. Farei todo o meu melhor para ajudar quem precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espere! Antes de comentar de uma lida nas regras, Ok?

•Comentários para afiliação não serão aceitos, temos um local especifico para isso;
•Não ofender / ou denigrir a imagem de alguém;
•Não use palavras de baixo calão;
•Podem expressar a opinião de vocês, mas com respeito;
•Se possível deixar o link do blog de vocês para que eu possa comentar lá também.

♥ Sempre respondo os comentários ♥
Lembrando que todos os comentários precisam ser aprovados antes de serem postados.

© Anime Shoujo - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Thays Ramos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo